Imobiliária em Rio de Janeiro

Notícias do mercado imobiliário

Emissão da 2ª Via do IPTU

Emissão da 2ª Via do IPTU


  1. Emissão de 2ª via do carnê (guias 00 do exercício)

    A guia 00 refere-se à cobrança anual e ordinária de IPTU e/ou TCL daquele exercício.

  2. Emissão de 2ª via de guias extraordinárias (guias 01 e seguintes do exercício)

    As guias 01 e seguintes referem-se a cobranças extraordinárias de IPTU e/ou TCL, emitidas no decorrer dos anos, em processos administrativos.


INFORMAÇÕES SOBRE O IPTU 2019

  1. O vencimento da cota única e da 1ª cota do IPTU 2019 ocorrerá no dia 07/02/2019.

  2. Neste carnê estão sendo cobrados o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). Na hipótese de impugnação ao lançamento desses tributos, a petição deverá ser protocolada até 08/03/2019, em um dos Postos de Atendimento do IPTU, de acordo com o decreto que regulamenta o Processo Administrativo Tributário (Decreto n° 14.602/1996).

  3. Para garantir o direito à cobrança desdobrada e ao desconto de 7% de cota única, em caso de impugnação de valor venal ou revisão de dados cadastrais, é obrigatório que o processo administrativo seja aberto pelo contribuinte com a documentação exigida, inclusive o laudo de avaliação ou declaração de valor venal deferido, até o dia 31/01/2019.

  4. Para quaisquer reclamações ou pedidos de revisão de dados cadastrais dirija-se preferencialmente ao Posto de Atendimento do IPTU mais próximo do imóvel.

  5. Caso constem do campo de informações complementares da Notificação de Lançamento as siglas PT, IDAD, FTID e FTTP, significam, respectivamente, parte, idade, fator idade e fator tipologia.

  6. ATENÇÃO

    • As cotas 01 a 10 terão vencimento variável, de acordo com o mês;

    • Para efeitos de quitação, pagamentos em dias não úteis serão apropriados com data do dia útil seguinte, sujeitos aos acréscimos incidentes nessa data;

    • Em dezembro será considerado o último dia de expediente bancário.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O IPTU

Para qualquer questionamento ou esclarecimento relativo a este carnê ou ao imóvel ao qual se refere, dirija-se preferencialmente ao Posto de Atendimento do IPTU mais próximo ao imóvel.

Guias para pagamento à vista de débitos inscritos em dívida ativa podem ser obtidas na Procuradoria Geral do Município - PGM. Possibilidade de parcelamento em até 84 vezes. Informe-se pela Central de Atendimento 1746 ou nos Postos de Atendimento da Procuradoria.

Fonte: http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/default.asp

17/01/2019 Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro

Últimas notícias